Prazo estendido para inscrições
Em Português, escrevemos Deus com letra maiúscula – afinal, Português é uma língua cristã, e Deus é um nome próprio para se referir ao único Deus. E usamos o nome para pensar sobre Deus (Deus é onipotente?) e para chamar a Deus (Deus nos acuda!) Mas de onde vem o nome genérico “Deus”? É como se chamássemos uma mulher de “Mulher.” E será que ele é mesmo o nome certo? Se não estivermos usando o nome certo, pode ser que estejamos chamando a força errada para nos ajudar… Esse é um curso de filosofia que vai discutir as perguntas relativas ao nome de Deus com base no tratado cabalístico “Portais de Luz” (Sha’arei Orah)
“Portais de Luz” de Joseph Gikatilla (1248-1305?) é um dos principais textos da Cabala judaica: uma apresentação de todos os nomes e apelidos para Deus no bíblia hebraica, organizados de acordo com os diferentes aspectos de Deus que eles indicam. Ele é originalmente em Hebraico, e é um texto de difícil acesso, e poucos tradutores tiveram a ousadia de tentar traduzi-lo. Não há tradução em português e há uma tradução para o inglês, que, infelizmente, não posso recomendar. Esse curso vai ser uma oportunidade de conhecer esse texto importante na biblioteca judaica que foi considerada pelo mais influente cabalista de todos os tempos, Isaac Luria, como uma chave para todo os estudos místicos.
Gikatilla escreve de modo místico e associativo, mas seu conteúdo será abordado nesse curso de maneira sistemática e filosófica. Organizarei os comentários de Gikatilla sobre os nomes divinos e explicarei os argumentos e as razões por detrás de seus pontos de vista. E vamos se interessar pela maneira como seus argumentos iluminam outras perguntas na filosofia, sobre como Deus age no mundo e como entender a revelação. Entre outras coisas, Gikatilla oferece:
- Uma nova maneira de ler a biblia: Ao ler a bíblia, frequentemente passamos batido nas muitas maneiras pela qual ela se refere a Deus: “Deus”, “Senhor”, “Rei do Universo”, “Deus dos Exércitos”, “Yah” “Eu sou” “o Todo Poderoso” “O Eterno”… Gikatilla ensina que cada nome desses, e muitos outros, apresenta um aspecto distinto de Deus e nos permite uma leitura muito mais rica do texto bíblico.
- Uma nova compreensão do monoteísmo: ao enfatizar a diversidade de aspectos do divino na bíblia, Gikatilla nos abre para uma nova compreensão da fé bíblica, como a revelação da síntese de inúmeras faces de Deus, e não como a exclusão de toda multiplicidade divina.
- Um exemplo da diferença entre modos judaicos e cristãos de ler a bíblia: as leituras de Gikatilla exibem várias características da tradição judaica que a diferenciam fortemente de leituras cristãs e que serão novas para quem não tem contato com visões fora da tradição cristã.
- Uma diferente perspectiva da relação entre filosofia e fé: Gikatilla é um pensador muito crítico da filosofia, como eram (e são) vários cabalistas. Não encontramos aqui nem uma defesa da harmonia entre a fé e a razão, mas tampouco um fideísmo que se apoie numa “fé” absurda, mas uma terceira relação.
O estudo filosófico da mística é uma atividade intelectual extremamente gratificante, inspirando a razão a buscar novos argumentos e a descobrir ordem e razão onde a primeira vista não há e a compreender textos que só são repetidos, sem serem entendidos. Venha estudar um texto místico influente com um filósofo!
Para se inscrever, por favor me mande um e-mail ou use alguma outra das formas de contato disponíveis na barra ao lado!
Estrutura do Curso: 9 Aulas de 1h30, Quartas-feiras 19h-20h30 Horário de Brasília
Aula 1, 29.11: Introdução à Filosofia dos Nomes Divinos (Primeira Aula Aberta)
Aula 2. 18.1: Introdução à Cabala
Aula 3, 25.1 : “O Senhor”: Os Nomes de Deus como Rei
Aula 4, 1.2: “O Deus Vivo”: Os Nomes de Deus como Fonte da Vida
Aula 5, 8.2: “Senhor Deus dos Exércitos”: Os Nomes de Deus como Senhor da História
Aula 6, 15.2: Iud-Kei-Vav-Kei: O Nome Mais Próprio de Deus
Aula 7, 22.2: “Deus”: Os Nomes da Justiça e do Perdão
Aula 8, 1.3: “Senhor Deus” e “Yah”: Os Nomes do Intelecto e da Sabedoria
Aula 9, 8.3: “Serei o que Serei”: A Raiz dos Nomes de Deus
As aulas terão uma hora e meia,, com aproximada 1h de aula apoiada em powerpoints e 30 minutos para a discussão, mas haverá momentos para fazer perguntas durante a palestra. Elas serão ministradas via zoom e ficarão gravadas e disponíveis para os alunos do curso; também haverá uma pasta virtual no qual os powerpoints das aulas serão disponibilizados, bem como pdfs relevantes ao curso para alunos que quiserem estudar mais por conta própria.
Custo: R$ 300,00 para o link para o google drive do curso inteito.
Pagamento possível via PIX e transferência bancária.
O que os alunos disseram:
“Já há alguns anos acompanho o trabalho do Antonio, com uma admiração especial pela diversidade de seus interesses e por sua atenção aos idiomas originais de suas fontes. Todas essas qualidades aparecem com destaque em seu curso “Chamando Deus Pelo Nome”, sobre a filosofia dos nomes divinos em Joseph Gikatilla, que fiz com muito proveito e que recomendo caso venha a ser reaberto.” – Diogo Rosas
“Ter tido acesso a esse curso foi sem sombra de dúvidas fenomenal. Já acabou, mas volta e meia retorno às explicações e materiais fornecidos para meditar sobre os assuntos abordados novamente. E continuarei fazendo isto por muito tempo! Os materiais de apoio disponibilizados são ótimos e ajudam bastante, também.” – Guilherme Batz