Currículo

Currículo Lattes

Neoplatonismo (Proclo em particular):

Time’s Causal Power: Proclus and the Natural Theology of Time – monografia a respeito da filosofia do tempo de Proclo. Equilvale a 1/2 de minha dissertação de doutorado.

An Introduction to Proclus’ Theoretical Philosophy – Introdução à psicologia, cosmologia e metafísica de Proclo

Reconsidering Neoplatonic Theurgy – (coautoria com Christoph Helmig) texto sobre a natureza da teurgia (prática ritual) no Neoplatonismo tardio, incluindo uma discussão de várias influentes contribuições de estudiosos de língua inglesa e francesa. Nele arguimos para uma compreensão unificada da teurgia contra interpretações que a dividiriam em uma parte “mística” e outra “mágica”.

Ascent of the Soul and Grades of Freedom. Neoplatonic Theurgy between Ritual and Philosophy – (coautoria com Christoph Helmig) uma versão abrevidada do texto anterior, com um enfoque no conceito de liberdade.

Time, King of Heaven and Earth: Proclus on Timeless and Timebound Metaphysics – Proclo vê o tempo como uma divindade que absorve as funções do Zeus estóico e do Primeiro Motor aristotélico, implicitamente criticando as escolas não-platônicas por não ascender aos deuses superiores ao tempo. (Artigo)

Proclus on Time and the Units of Time – Proclo fala não só do “Tempo” como uma divindade e um princípio eterno, mas também do Dia, do Ano, e do Mês de modo semelhante. Mostro que Proclo entende tais princípios como formas de Inteligência (noes) e motores imóveis no sentido Aristotélico. (Capítulo de Livro)

Proclus and Thomas on the Necessity of Evil – Tanto Proclo quanto Santo Tomás argumentam de certa forma que o mal é necessário. Proclo afirma que o vício é necessário para a perfeição do cosmos e Santo Tomás que a criação de almas não-predestinadas é fruto da bondade superabundante de Deus. Comparo os seus argumentos. (Comunicação de Congresso)

The Conspiracy of the Good: Proclus’ Theodicy qua Political Theological Paradigm – A teologia política busca modelos teológicos que possam esclarecer arranjos sociais e seus entendimentos do bem comum. Neste artigo mostro que a maneira como o neoliberalismo entende o bem comum pode ser melhor entendido à luz da teologia de Proclo e sua justificação do mal. Critico tentativas anteriores de ver no neoliberalismo uma compreensão Cristã do bem.

Freedom under the Laws of Fate in Proclus – uma breve apresentação da teoria de Proclo sobre o mal para um público amplo.

Resenha de “Proclus, Dirk Baltzly, John F. Finamore, and Graeme Miles (eds., trs,), Commentary on Plato’s Republic, Volume I, Essays 1-6, Cambridge University Press, 2018,” – resenha de uma recente tradução para o inglês dos primeiros ensaios do comentário à República de Platão de Proclo. Dou um enfoque particular ao modo como o proclema do mal é um fio condutor dos ensaios.

Proclus and the Problem of Theomachy (Parte I) – uma série de posts no blog Moses Atticizing sobre como Proclo explicaria a existência de conflito entre os deuses, como por exemplo entre o deus Cristão e os deuses pagãos.

Proclus and the Unhypothetical Science of Metaphysics (Parte III: 1 e 2) – apresentação que nasceu de um curso sobre os Elementos da Teologia que leciono sobre a estrutura da metafísica em Proclo.

O Divino em Proclo – Série de 21 vídeos abordando os três aspectos do divino em Proclo: o divino como União, Valor e Existência/Origem Primária.

The Elements of Theology – Curso particular que estou ministrando sobre os Elementos da Teologia de Proclo.

‘Providence and the Care of Temporal Beings in Proclus’ – Palestra daada na Universidade de Cambridge sobre a fundamentação do tempo na pronoia (a caridade e fascinação exercida pelos deuses) em Proclo. Link para o handout.

A união da mente a união dos deuses em Proclo – Comunicação no Colóquio Mística e Platonismo, onde falei dos perigos de se usar o conceito de místico no estudo do Platonismo e da maneira como Proclo vê na união da mente, no “si” humano a possibiliadde de compreensão da União-em-si.

Filosofia Brasileira:

A Brazilian Philosopher on the Plurality of Afterlives: “Religion, Salvation and Immortality” by Vicente Ferreira da Silva – tradução com introdução e notas de “Religião, Salvação e Imortalidade” de Vicente Ferreira da Silva

A Polytheistic Phenomenology from Brazil: Vicente Ferreira da Silva’s “Mythology and the Tropic Experience of Being” – tradução com introdução e notas de “Introdução à Filosofia da Mitologia” de Vicente Ferreira da Silva

Live da lançamento do livro “Vicente Ferreira da Silva: a redescoberta da mitologia – Lançamento da introdução de Thiago Diniz ao pensamento vicentino, onde comentei o livro e falei um pouco da minha interpretação de Vicente Ferreira da Silva

Julio Cabrera and the Problem of Evil – apresentação da crítica do filósofo Júlio Cabrera ao problema do mal no seu livro “Mal-Estar e Moralidade.”

Metafilosofia:

Resenha de “The Nay Science” de Vishwa Adluri e Joydeep Bagchee – resenha do estudo de Adluri e Bagchee sobre as origens da Indologia, em particular sobre como suas conclusões metodólogicas sobre as humanidades podem ser usadas no campo da filosofia grega.

A História da Filósofia e a Leitura dos Filósofos – reflexão sobre a relação entre o pensamento filosófico e o estudo da história da filosofia

Metaphysics and the Return to the Cave – reflexão pessoal sobre as relações entre a vida filosófica e o bem comum.

Filosofia Política:

Social and National Unity in Othmar Spann – apresentação de alguns conceitos básicos da filosofia social e política de Othmar Spann (1878-1950), filósofo austríaco importante para a chamda “revolução conservadora”.

Fio sobre Masculinismo e Catolicismo – Fio de Twitter que escrevi de introdução às teorias de Benedikt Friedländer e Hans Blüher e onde explico porque acho que elas podem ser úteis a gays católicos.

A Natural Law Argument for the Goodness of (Some) Gay Sex – Argumento jusnaturalista para a bondade de algum sexo gay. O vídeo tem legendas em portguês. Se seguem várioa vídos mais curtos respondendo a dúvidas e objeções ao argumento.

Bolsonaro e a Demonização do Brasil (Parte I e Parte II) – Análise teológica-política da crise do Coronavírus no Brasil sob Bolsonaro, explicando duas maneiras que Bolsonaro “demoniza” o país, uma ligada ao papel do Brasil na compreensão global do Corona, e outra ligada ao projeto neoliberal de Bolsonaro.

Thoughts on Empires and Nations – um ensaio aporético sobre os conceitos de império e soberania nacional

A Potpourri of Satrap Theology – uma coletânea de fragmentos antigos sobre a teoria de que cada nação ou etnia tem um deus ou deuses que a governam.

Ficções Teológicas:

Meeting the Trinity in the Bridal Chamber – meditação na forma de um sermão ficcional sobre como encontrar a Trindade na recepção da eucaristia e como estender a imagem de Deus como o marido da Igreja/da allma às três pessoas da Trindade.

A Sermon to the Sodomites – meditação na forma de um sermão ficcional sobre a possível união de uma identidade gay e católico numa vocação sodomita.

Sermon on a Holy Death – meditação na forma de um sermão ficcional sobre a maneira como podemos falar da morte como uma santa realidade.

A Letter on the Love of God (Parte I e Parte II) – uma meditação na forma de uma carta sobre a forma como deus ama os réprobos.

On the Proper Object of Sight (excerto) – parte de um diálogo em processo de ser escrito sobre sexualidade, amor, amizade, política e o bem comum.

The Harmony of Philosophy and Prophecy – reflexão sobre uma possível harmonia da filosofia platônica com a revelação, uma harmonia na busca pela unidade divina em lugar de uma harmonia numa resposta de que esta unidade está dada ou descoberta.

Human Freedom and Divine Mutability – uma epxlicação da passibilidade divina que se encontra em pensadores kabalísticos, aqui focando no caso de Moshe Chaim Luzatto, o Ramchal.

Freedom in Ramchal – Sobre uma possível aparência de “pelagianismo” no sistema de Ramchal quando se vem de um background cristão.

Gates of Light on the Divine Names and the Nations – explicação da teoria do kabalista Joseph Gikatilla de que os anjos que governam as nações gentias tiram seu sustento dos nomes divinos.

Fio sobre a noção de “Portôes Celestes” – sobre o significado que é possível dar à noção archaica de “portôes” pelos quais os astros entram e saem com a passagem do dia e da noite com a ajuda da filosofia procliana.

Entrevistas:

Podcast Archai – Ep. 29: Proclo – Eu falei um pouco no podcast da Archai sobre minha carreira e apresentei Proclo brevemente

Atualidade de Proclo: os ciclos do tempo, o mal e o neoliberalismo – Entrevista com Caio Souto sobre a minha pesquisa osbre o mal em Prolco e no Neoliberalismo e também sobre o tempo.